O "Atestado"

Documento passado pelo Automóvel Clube de Portugal a atestar a condição de piloto de automóveis de José de Almeida Araújo no qual é referida a sua participação no Circuito da Gávea, no Rio de Janeiro.



A "Armada" Mercedes 300 SL

No final da década de 50 os poderosos e fiáveis Mercedes 300 SL eram claramente favoritos na maioria das provas em que participavam. A história repetiu-se no Rallye Aveiro Estoril, prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal que José Luis Abreu Valente venceu brilhantemente ao volante do OR-14-45*, deixando o Porsche 356 Carrera de Alex Soler Roig em segundo lugar. Porém, o grande piloto espanhol viria mais tarde a ser fortemente penalizado devido a uma questão regulamentar relacionada com a cor dos números das portas (?). Joaquim Filipe Nogueira e Fernando Duarte Ferreira também participaram neste rali com os respectivos Mercedes 300 SL mas os resultados não ficaram para a História.
* O carro vencedor, OR-14-45, foi o primeiro Mercedes Benz 300 SL Coupé a entrar em Portugal, tendo sido adquirido por José Barbot em Fevereiro de 1955. Tinha a cor beige.
Fotos - Centro de Documentação do ACP e arquivo da família Duarte Ferreira.
Bibliografia - "A Mercedes-Benz em Portugal", de Adelino Dinis. Edições Vintage.



Cuidado com a Cabeça!

Para quem tivesse dúvidas sobre a facilidade em entrar ou sair do Mercedes Benz 300 SL esta imagem da dupla Fernando Stock / Harry Rugeroni, obtida durante o Tour d´Europe 1956, é suficientemente esclarecedora. Era difícil mesmo.
Note-se a presença de um técnico oficial da  Mercedes Benz.
Foto - Duarte Stock


O Ferrari 750 Monza #0572M

Em 1956 José Arroyo Nogueira Pinto participou no Circuito do Porto ao volante de um Ferrari 750 Monza Scaglietti Spyder com o chassis #0572M. A corrida não correu muito bem e Nogueira Pinto terminou em décimo e último lugar a seis voltas do vencedor, o Ferrari 857 do Marquês de Portago.
Porém, este mesmo piloto, conduzindo este mesmo carro, venceu no ano anterior o Grande Prémio de Tanger e o Circuito de Vila do Conde, as únicas vitórias absolutas deste chassis.
O Ferrari # 0572M reapareceu mais de cinquenta anos depois no estado que a imagem de baixo documenta: simplesmente magnífico. Uma pena não ter continuado em Portugal.