III Grande Prémio de Portugal 1953


Casimiro de Oliveira apresentou-se à partida para o III Grande Prémio de Portugal , IV Circuito Internacional do Porto de 1953, com o Ferrari 250 MM #0330MM. Terminaria em segundo lugar, com uma volta de atraso em relação ao vencedor, José Nogueira Pinto.
O Conde da Covilhã, Júlio Anahory Quental Calheiros, foi o principal responsável pela instalação da primeira fábrica de pneus em Portugal, a Mabor, e fazia do desporto automóvel a plataforma ideal para promover os seus produtos. Assim, terá sido ele a encomendar os Ferrari 250 MM vermelhos que seriam entregues a Casimiro de Oliveira e Vasco Sameiro para a época de 1953. Equipados com pneus Mabor, os Ferrari viriam porém a sofrer uma série de acidentes que mais tarde seriam atribuídos a esses mesmos pneus e fariam com que a marca portuguesa abandonasse a competição automóvel.





















Curioso que na época os pneus Mabor eram motivo de troça por serem de fabrico nacional.  Casimiro de Oliveira foi protagonista de dois acidentes com violência causados por  pneus … Englebert . Quanto aos Mabor, não provocaram acidentes.
A 250MM do Casimiro #0330 seria mais tarde vendida ao Marquês de Portago com outro número de chassis.

Luis 

1 comentário:

  1. Curioso ,que na época os pneus Mabor
    eram motivo de troça por serem de
    fabrico nacional.O Casimiro foi
    protagonista de dois acidentes com
    violencia causados por os pneus.....
    Englebert ,quanto aos Mabor nao
    provocaram acidentes.
    A 250MM do Casimiro 0330, seria mais
    tarde vendida ao Marquez de Portago ,
    com outro numero de chassis.

    Luis

    ResponderEliminar