Um Luso Brasileiro na Fórmula 1

Fritz D´Orey nasceu em S. Paulo, no Brasil, mas sendo filho de pais portugueses logo foi registado no Consulado Português daquela cidade facto que, na prática, lhe confere também a nacionalidade portuguesa. 
Começou a sua curta carreira de piloto de automóveis com apenas 17 anos de idade ao volante de um Jaguar XK120 e aos 19 já ganhava corridas ao volante de um Porsche 550 RS ex-Hans Stuck. Deu nas vistas e chamou a atenção de um tal Juan Manuel Fangio, que o convidou a vir até à Europa mostrar o seu talento. Em 1959, com apenas 21 anos de idade, disputou três provas do Campeonato Mundial de Fórmula 1, sempre inscrito como cidadão brasileiro. Em duas delas tripulou um Maserati 250F (França e Inglaterra) e na terceira um pouco competitivo "Tec-Mec" (Estados Unidos). Em Reims classificou-se num honroso 10º lugar, mas não conseguiu terminar as duas outras corridas.
A sua carreira de piloto terminou em 1961, quando foi vítima de um terrível acidente em Le Mans que o deixou hospitalizado durante oito meses e com sequelas para o resto da vida. Hoje mora em Portugal (Cascais), tem passaporte português e orgulha-se das suas raízes portuguesas.
Para que conste.

Fritz D´Orey ao volante do  "Tec-Mec" durante o Grande Prémio dos Estados Unidos, disputado em Sebring 

Aqui se junta um vídeo do Grande Prémio de Inglaterra de 1959. Na parte final aparecem as imagens do Maserati 250F de Fritz D´Orey no momento em que abandonava a prova devido a uma saída de pista.
G.P. Inglaterra 1959, Aintree


"O Fritz d ´Orey  foi excelente piloto, orgulhoso das suas raízes Portuguesas, tal como Francisco Marques, Rezende dos Santos e outros. Foi ele que vendeu a M Nogueira Pinto a Ferrari 250GT Tour de France"0787" que o piloto do norte manteve durante 2 anos."
Luis 


Este mesmo Maserati 250F pertence actualmente a José Manuel Albuquerque, que o tem utilizado em corridas de "Históricos" um pouco por toda a Europa durante os últimos quinze anos. Ei-lo na imagem durante a disputa do Richmond Trophy no Goodwood Revival de 2010.


3 comentários:

  1. Desconhecia em absoluto as raizes portuguesas de Fritz D'Orey.

    ResponderEliminar
  2. O Fritz d ,Orey , foi excelente
    piloto, orgulhoso das suas raizes
    Portuguesas , tal como Francisco
    Marques ,Rezende dos Santos e outros.
    Foi ele que vendeu a M Nogueira Pinto
    a Ferrari 250GT Tour de France"0787"
    que o piloto do norte manteve durante
    2 anos .
    Luis

    ResponderEliminar
  3. Por sinal Fritz d'Orey passa boa parte do seu tempo actualmente em Portugal, na Costa do Estoril e continua a ser um amante do nosso Pais e dos Ferrari.

    Jose Correia

    ResponderEliminar