IX Grande Prémio de Portugal 1960

Nem só de heróis portugueses se fez a história do automobilismo nacional das primeiras décadas, como aqui se constata. Os melhores pilotos e automóveis do mundo passaram por Portugal e em muito contribuíram para o desenvolvimento da paixão pelas corridas de automóveis em muitos milhares de pessoas que tiveram o privilégio de os ver em acção, tal como aconteceu com os autores deste espaço.
Esta extraordinária série de fotografias privadas, gentilmente cedidas por José Cabral Menezes, dá bem uma ideia das condições em que então se disputavam algumas corridas de Fórmula 1, nomeadamente no circuito da Boavista. Como se não bastasse o piso feito em "empedrado", rugoso e escorregadio, os verdadeiros Heróis que eram os pilotos daquela época ainda tinham que evitar os carris dos "eléctricos" e os fardos de palha que delimitavam alguns troços de pista.
Nas fotografias, o Ferrari nº 26 de Phil Hill, que abandonou por acidente, o Lotus Climax nº 12 de Stirling Moss e o carro idêntico de Innes Ireland, com o número 16. Jack Brabham, em Cooper Climax, seria o vencedor, tendo Jim Clark, em Lotus-Climax, conquistado o primeiro pódio da sua carreira, terminando em terceiro lugar. John Surtees, também em Lotus-Climax, obteve a sua primeira "pole"  e "Nicha" Cabral não conseguiu levar o seu Cooper-Maserati até ao fim da prova, devido a acidente.

Fotografias colecção José Cabral Menezes





1 comentário:

  1. Excelentes fotos originais ,este
    blog e o seu autor nao param de
    surpreender .

    Luis

    ResponderEliminar