Helga Liné

Ontem, muito mais que hoje, as corridas de automóveis geravam em torno de si próprias um ambiente de "glamour" e sofisticação que poucos desportos poderiam reivindicar. O facto de alguns dos principais  protagonistas serem ricos aristocratas ou homens de negócios que se divertiam arriscando a vida, fazia com que o elemento feminino marcasse quase sempre presença em quantidade e, como se pode ver pela imagem, em qualidade.
A fotografia que se junta representa bem o "país a duas velocidades" que era o Portugal dos anos 50. A cena passa-se durante o fim de semana das corridas de Vila Real e nela se podem ver, à esquerda, o Marquês de Fronteira (D. Fernando Mascarenhas) e, à direita, o Conde de Monte Real (Jorge Melo e Faro). Entre ambos está a belíssima actriz Helga Liné e uma outra figura que não consegui (ainda) identificar.  Envolvendo este grupo e, presume-se que ardendo de espanto, está o povo rural, atrasado e esquecido de Trás os Montes. Seriam necessários pelo menos mais 20 anos para que as coisas começassem a mudar.
Helga Liné nasceu na Alemanha, em 1932, mas  procurou refúgio em Portugal logo no início da Segunda Grande Guerra Mundial. Foi acrobata e artista de circo, tornando-se depois modelo e actriz de teatro de revista. Como seria de esperar, não lhe faltaram "protectores" que a ajudaram a progredir na carreira e a entrar para o mundo mágico do cinema, onde acabou por conseguir uma certa notoriedade como protagonista de filmes de terror (quem diria?), a maior parte produzidos em Espanha.

Fotografia - colecção família D. Fernando Mascarenhas


Comentário de um leitor  parcialmente identificado, a quem muito agradeço a colaboração: 
"A pessoa não identificada,que está do lado esquerdo da Helga, era um dos melhores amigos do D. Fernando. Era meu pai e chamava-se Zacarias Pachancho, das Fabricas PACHANCHO de Braga."

3 comentários:

  1. MULHER BONITA FAZ MILAGRES, E TUDO ISTO NUMA EPOCA EM QUE, OS VERDADEIROS HOMENS, AINDA ARREGAÇAVAM AS MANGAS PARA......CORRER DE AUTOMOVEL.BELA EPOCA BELA FOTO.OBRIGADO JOSE GUEDES POR NOS MOSTRARES TUDO ISTO.

    ResponderEliminar
  2. A pessoa não identificada,que está do lado esquerdo da Helga,era um dos melhores amigos do D.Fernando.Era meu pai e chamava-se Zacarias Pachancho,das Fabricas PACHANCHO de Braga.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço ao filho de Zacarias Pachancho este relevante serviço prestado aos "Heróis". Esperamos que continue a colaborar connosco.

    ResponderEliminar