Os Ferraris Amarelos

Para o Circuito de Vila Real de 1952, os principais protagonistas portugueses da época - Casimiro de Oliveira, Vasco Sameiro e D. Fernando Mascarenhas -  equipam-se com os Ferrari 225 S Vignale Spider. Os carros dos dois primeiros são inscritos pela Escuderia CSC, apoiada pelo Conde da Covilhã, e aparecem em Vila Real pintados de amarelo.
Na imagem pode ver-se Vasco Sameiro quando se preparava para alinhar o seu Ferrari nº 22 na grelha de partida para o XI Circuito de Vila Real. As coisas não lhe correram de feição e o piloto nortenho acabaria por abandonar a prova no decorrer da 12ª volta, quando comandava a corrida, devido a uma avaria de travões.
Casimiro de Oliveira teve uma vitória tranquila, acabando por deixar o segundo classificado, D. Fernando Mascarenhas, a uma volta de distância.
Registe-se a presença em Vila Real de algumas figuras de primeira grandeza no panorama automobilístico internacional de então, tais como Felice Bonetto, Clemente Biondetti e Eugenio Castelotti. Com excepção deste último, que abandonou por acidente, os outros foram claramente batidos pelos "heróis" portugueses.
Foto de Manuel Meneres
Bibliografia - Circuito de Vila Real 1931-1973, de Carlos Guerra


Pouco antes da corrida de 1952, em Vila Real. A actriz Helga Liné, D. Fernando Mascarenhas, Jorge Reis, D. António Mascarenhas, Jorge Monte Real (de chapéu) e mais alguns amigos durante um passeio nas imediações do circuito.


3 comentários:

  1. A senhora da foto era de nacionalidade espanhola, casada com Jorge Reis, na foto de fato e gravata e com um papel na mão.
    Era o dono da Casa Bancária Augustine Reis em Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado ao leitor anónimo pela preciosa colaboração.

    ResponderEliminar
  3. A Mulher do Sr Jorge Correia Reis, era a Sra Dona Maria Dolores del Castillo Ayala Reis

    ResponderEliminar